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Regras

Regras:

[+] Introdução

Sucesso no mundo, criado na década de 90, atualmente com mais de 30 coleções lançadas (tirando séries POP, Promos, Legendary Collection, Base Set 2) e uma variedade enorme de cartas e estratégias, Pokémon TCG nada mais é do que um jogo de cartas em que você e seu oponente jogam em turnos alternados. Seu objetivo, como nos jogos dos portáteis da Nintendo, é derrotar o adversário e, é claro, se divertir colecionando e jogando. O jogo em si já passou por diversas transformações, uma delas foi com o lançamento da coleção Ex Ruby/Sapphire, que introduziu cartas Ex, modo de luta dois contra dois, além de muitas outras inovações e modificações. A mudança mais atual foi na coleção Diamond&Pearl, onde aparecem os Pokémon Lv.X.

[+] Você iniciante!

Para aqueles que estão começando, cada carta tem um valor descrito por um símbolo que se localiza no canto inferior direito da carta e dividido basicamente em 4 categorias: comuns (), incomuns(), raras () e raras holográficas (mesmo símbolo da rara só que a carta possui uma imagem holográfica ou até mesmo em alguns casos a carta é totalmente holográfica). Não vá achando que conseguirá trocar uma carta rara por outra, assim como uma rara holográfica por outra, isso pode até acontecer, mas a troca é muito relativa variando de acordo com o Pokémon, com o efeito das cartas, treinadores e assim por diante. Estou falando dessas cartas, mas você nem sabe o que é uma carta de Pokémon.

As cartas são divididas basicamente em três tipos diferentes: cartas Pokémon (cartas básicas e suas evoluções), cartas de energia e cartas de treinador. As cartas de Pokémon são as mais importantes, pois são eles que lutam para você a cada turno, contra os Pokémons do seu oponente, inclusive, podendo evoluir. Já as cartas de energias são cartas ligadas aos seus Pokémons para fornecer a Energia que eles necessitam para usar seus ataques. As energias são divididas em dois grupos: básicas e especiais. Por fim as cartas treinadores são aquelas que esquentam a partida, tornando a batalha muito emocionante devido às inúmeras combinações que você pode fazer com outras cartas. Elas são classificadas em Treinadores, Apoiadores, Ferramenta Pokémon, Máquina Técnica e Estádio.

Mas o que preciso ter para jogar?
Basicamente você e seu oponente precisarão de decks próprios cada um com 60 cartas ou com 30 cartas, uma moeda para tirar o famoso “cara e coroa”, alguns marcadores para indicar a quantidade de dano causado aos seus Pokémons, outros para indicar se o Pokémon está envenenado, queimado além de outros (“Imprison marker” e “Shock-wave marker”), lembrando que se você não tiver esses marcadores pode-se utilizar outros objetos como feijões, o que vale é a imaginação.

Onde consigo as cartas?
Existem várias maneiras de você adquirir as cartas. Algumas lojas vendem os decks pré-construidos prontinhos para jogar (Decks Temáticos), mas se você já dispõe de um deck e quer melhorá-lo é recomendável comprar boosters, os pacotinhos que contém cartas sortidas (a quantidade de cartas pode varia de 5, 9 ou 11 cartas por booster). Pode-se também comprar cartas individuais em sites de venda ou site de leilões (Fique atento, muitas cartas não valem o preço que a pessoa pede! E muito cuidado na hora de comprar as suas cartas!).

OBS.: Se você optar por montar o seu deck você só pode ter 4 cartas repetidas (com exceção das energias que a quantidade é ilimitada). Cartas repetidas são cartas que apresentam o mesmo nome independente da ilustração da carta.

Eu quero é vencer! Como faço isso?
Calma, o importante não é ganhar e sim se divertir! Mas no jogo existem três maneiras diferentes para você ganhar. A primeira, a que acontece na maioria das partidas, é quando você conquista os seus Prêmios, que são as 6 cartas que você separa no inicio da partida. Cada vez que um dos Pokémons do seu oponente é nocauteado, você pega 1 dos seus Prêmios e coloca-o na sua mão (há cartas, como as Ex, que ao serem derrotadas lhe dão o direito de pegar 2 Prêmios), assim, quando você tiver pego todos os seus prêmios, vence a partida. A segunda maneira de ganhar é quando o seu oponente não tiver mais Pokémons em jogo para lutar contra os seus. Por fim, outra maneira é quando no início do seu turno seu oponente não tiver mais cartas no deck dele. Então, o jogo acaba quando uma dessas condições é alcançada.

Agora que sei como ganhar, como funciona o mecanismo de batalha?
Bom, você e seu oponente jogam em turnos alternados, usando as cartas que têm nas mãos. Algumas destas cartas serão cartas de Pokémon Básico, outras, cartas de evolução que podem transformá-los em Pokémons maiores e poderosos, além de cartas de Energia que ajudam os Pokémons a lutar e das cartas de Treinador que permitem que você faça muitas coisas diferentes e que o ajudem a vencer.

Você pode ter vários Pokémons na mesa ao mesmo tempo, mas apenas um deles (chamado de “Pokémon Ativo”) estará lutando para você, de cada vez. Os outros estarão no banco, no caso de você precisar deles para lutar. A cada turno, você terá uma chance de atacar com o seu Pokémon Ativo, o que, ou causará dano ao Pokémon Ativo do seu oponente (também chamado de Pokémon Defensor durante seu ataque), ou causará algo mais a ele como, por exemplo, algum efeito (envenenado, adormecido, confuso, queimado). Se seu ataque causar uma quantidade de dano suficiente para Nocautear o Pokémon Defensor, você recebe um (em regra geral) dos seus 6 prêmios. Quando você receber o seu sexto Prêmio você ganha. Entendeu?

Como funcionam os efeitos Pokémon?
Alguns ataques fazem com que o Pokémon Defensor fique adormecido, Confuso, Envenenado, Queimado ou Paralisado. Estas condições não afetam os Pokémons no Banco, apenas os Pokémons Ativos, na verdade, se um Pokémon vai para o Banco, estas condições são removidas dele. Além disso, quando um Pokémon evolui, ele não fica mais com nenhuma condição especial.

Adormecido – Se um Pokémon está adormecido, ele não pode atar nem recuar. Vire a carta daquele Pokémon para o lado esquerdo, para mostrar que ele está Adormecido. Após o turno de cada jogador tire “cara ou coroa”. Se der “cara”, o Pokémon acorda (coloque o Pokémon na posição original), mas se der “coroa” o Pokémon continua Adormecido e você tem que esperar até depois do próximo turno para tentar acordá-lo de novo.

Confuso – Se um Pokémon está confuso, você deve tirar “cara ou coroa” toda vez que tentar atacar com ele. Coloque o Pokémon com a cabeça dele virada para você, para mostrar que ele está confuso. O Pokémon confuso pode recuar normalmente para o banco e perder sua condição especial desde que você pague o custo de recuar dele. Quando você ataca com o Pokémon confuso, tire “cara ou coroa”. Se der cara, o ataque funciona normalmente, mas se der coroa, seu Pokémon ataca a si mesmo, sofrendo 30 pontos de dano (nesse caso, a Fraqueza e Resistência não contam). O Pokémon que “caiu em confusão” sofre os 30 pontos de dano mesmo que o ataque que ele tenha tentado usar não cause dano (como o ataque “Charge” do Pikachu).

Paralisado – Se um Pokémon está Paralisado, ele não pode atacar nem recuar. Vire o Pokémon para a direita, para mostrar que ele está paralisado. Se um Pokémon Ativo está Paralisado, ele se recupera depois do turno do Treinador dele. Vire a carta para a posição original novamente. Ou seja, quando o Pokémon está Paralisado, ele não poderá agir no seu próximo turno, mas depois disso ele volta ao normal.

Envenenado – Se um Pokémon estiver envenenado, coloque um “marcador de veneno” nele, para mostrar que ele está envenenado. Enquanto estiver Envenenado, o Pokémon sofre 10 pontos de dano após o turno de cada jogador, ignorando qualquer Fraqueza e Resistência. Se um ataque for Envenenar um Pokémon que já estiver Envenenado, ele não fica duplamente Envenenado; ao invés disso, o novo Veneno substitui o anterior. Use marcadores diferentes de dano para o Envenenamento.

Queimado – Se um Pokémon estiver Queimado, coloque um “marcador de Queimadura” nele para mostrar que ele está Queimado. Enquanto ele estiver Queimado, tire “cara e coroa” depois do turno de cada treinador. Se o resultado for coroa, coloque dois marcadores de dano nele, ignore Fraqueza e Resistência. Se um ataque Queimar um Pokémon que já estava Queimado, ele não ficará Queimado em dobro; em vez disso, a nova condição de Queimadura substitui à antiga. Use marcadores diferentes de dano para Queimadura.

Um Pokémon pode ficar Adormecido e confuso ao mesmo tempo?
Se um novo ataque faz com que um Pokémon que já está Adormecido, Confuso ou Paralisado fique Adormecido, Confuso ou Paralisado, a condição anterior desaparece e apenas a nova vale, mas estas são as três únicas condições que se anulam mutuamente. Por exemplo, um Pokémon pode estar Confuso e Queimado ou Confuso e Envenenado ao mesmo tempo.

Legal! Você me explicou bastante coisa, mas quais são os procedimentos para começar o jogo?
Você deve seguir essa ordem:

• Tire “cara ou cora”. O vencedor decide quem começa;
• Embaralhe o seu deck;
• Compre uma mão inicial de 7 cartas. Coloque o resto do seu deck na sua frente, com as cartas voltadas para baixo;
• A batalha só pode iniciar quando os dois treinadores tiverem pelo menos um Pokémon Básico na mão inicial de 7 cartas, mas algumas vezes, nem você e nem o seu oponente recebem Pokémon Básico na mão inicial de 7 cartas. Se isso acontecer, os dois devem re-embaralhar seus decks e comprar uma nova mão inicial de 7 cartas e mais nenhuma carta adicional. Outras vezes, apenas um dos treinadores terá um Pokémon Básico em sua mão inicial de 7 cartas. Nesse caso, o outro terá de re-embaralhar o deck e comprar uma nova mão inicial de 7 cartas, enquanto que o treinador que tinha um Pokémon Básico em sua mão inicial tem a opção de comprar uma carta adicional;
• Coloque um de seus Pokémons Básicos na sua frente com a face voltada para baixo, para que ele seja seu Pokémon Ativo;
• Cada treinador pode (se desejar) escolher até 5 Pokémons Básicos da própria mão e colocá-los, voltados para baixo, no seu próprio Banco(o Banco é onde os Pokémons que não são os Pokémons Ativos esperam);
• Coloque as seis primeiras cartas do topo do seu deck, com a face voltada para baixo, na sua frente. Estas cartas serão os seus Prêmios, que você receberá quando os Pokémons do seu oponente forem Nocauteados. Você não poderá olhar estas cartas até recebê-los como Prêmio;
• Desvire as cartas que são Pokémons ativos e os que ficaram nos Bancos.

Observação:
• Deixe um espaço reservado para a sua pilha de descartes. Todas as suas cartas que forem descartadas durante a batalha, por quaisquer razões, irão para esta pilha.
• Durante a batalha, você colocará mais e mais cartas na mesa. Considera-se que todas as cartas que estiverem na mesa, na área onde os Pokémons Ativos estão, ou no Banco, estejam “no campo de batalha”. Não se considera que o seu deck, seus Prêmios e as cartas da sua pilha de descartes estejam “no campo de batalha”.
• As cartas de Pokémon, de Evolução e de energia ficam na mesa, “no campo de batalha”, depois que você retirá-los da sua mão e colocá-los na mesa. Você pode continuar usando estas cartas turno após turno. No entanto, as cartas de Treinador são usadas uma vez e depois descartadas, a não ser que esteja escrito o contrário.

Fiz tudo o que você falou, inclusive já estou jogando e eu ganhei até no lançamento da moeda, mas e agora o que eu posso fazer?
Você pode fazer muitas coisas durante o seu turno! Você sempre compra a sua carta primeiro e sempre ataca por último. Veja a lista de tudo o que você pode fazer:

1) Compre uma carta.
2) Siga os próximos passos em qualquer ordem e quantas vezes você desejar:

• Coloque um Pokémon Básico no Banco.
• Faça com que um Pokémon no campo de batalha evolua (você somente pode evoluir o Pokémon quando ele está em jogo a mais de um turno).
• Ligue uma carta de Energia a um Pokémon (somente uma vez por turno).
• Use uma carta de Treinador (somente uma vez para cartas de Apoiador e de Estágio).
• Faça o seu Pokémon Ativo Recuar (somente uma vez por turno).
• Use um Poder Pokémon.

3) Ataque com o seu Pokémon Ativo (uma vez por turno)
4) O seu turno acaba aqui.
(No turno do seu oponente, você não faz nada, exceto substituir o seu Pokémon Ativo se ele for Nocauteado.)

Quando for seu turno novamente realize os procedimentos abaixo:

1) Compre uma carta.
Você sempre começa o seu turno comprando uma carta (se o seu deck não tiver mais cartas no começo do seu turno, o jogo acaba e o seu oponente vence).

2) Siga os próximos passos em qualquer ordem e quantas vezes você desejar:

Coloque um Pokémon Básico no Banco:
Escolha um Pokémon Básico da sua mão e coloque-o no seu banco, voltado para cima. Você nunca pode ter mais do que 5 Pokémon no seu Banco; sendo assim, você só pode colocar um novo Pokémon Básico no Banco se houver no máximo 4 Pokémon nele.

Faça com que um Pokémon no campo de batalha evolua:
Você tem uma carta na sua mão e diz: Evolui de “Fulano”. Se “Fulano” é o nome de um Pokémon seu que já está no campo de batalha, você pode colocar aquela carta da sua mão em cima do Pokémon “Fulano”. Quando isto acontece, diz-se que o Pokémon “evoluiu”.

Exemplo:
A Pamela tem um Pokémon chamado Delcatty, que diz: “Evolui do Skitty”, além disso, ela tem outro Pokémon no campo de batalha cujo nome é Skitty. Então, ela pode colocar a carta do Delcatty sobre a carta do Skitty. Quando um Pokémon evolui, todas as cartas ligadas a ele continuam com ele (cartas de energia, de Evolução etc.), assim como qualquer quantidade de dano que possa ter sofrido, mas os ataques antigos e os Poderes do Pokémon do qual ele evolui vão embora. Além disso, todas as outras coisas relacionadas àquele Pokémon desaparecem: sono, confusão, paralisia e veneno, ou qualquer outro efeito que possa ser resultante de um ataque sofrido anteriormente.

OBS.: É uma pena, mas você não pode fazer um Pokémon que você acabou de evoluir, evoluir de novo. E, sim, você pode fazer com que um Pokémon no seu banco evolua, ele conta como “no campo de batalha”!

Ligue uma carta de Energia a um Pokémon
Tire uma carta de Energia de sua mão e ligue-o a um dos seus Pokémons no campo de batalha (coloque-a embaixo da carta do Pokémon).

Obs.: Ao contrário da maioria das coisas que você pode fazer durante o seu turno, você só pode fazer isto uma vez durante o seu turno. Lembre-se, também, que você pode ligar uma carta de Energia a um Pokémon no seu Banco. Afinal, ele também está “no campo de batalha”!

Use uma carta de Treinador:
Quando você quiser usar uma carta de treinador, faça o que ela manda e a seguir coloque-a na pilha de descartes (a não ser que esteja escrito o contrário). Você só pode usar uma carta de Apoiador e uma carta de Estádio por turno.

Faça o seu Pokémon Ativo Recuar:
Você pode substituir o seu Pokémon Ativo por um dos Pokémons que estão no seu Banco. Ao contrário da maioria das coisas que você pode fazer durante o seu turno, você só pode fazer isto uma vez durante o seu turno. Para fazer isto, você precisa descartar Energias ligadas ao Pokémon Ativo numa quantidade igual ao Custo para Recuar, que está indicado no canto inferior direito do seu card. Se você não puder fazer isto, então o seu Pokémon não pode Recuar. Os Pokémons que não tem Custo para Recuar, não precisam descartar energias quando Recuam, eles podem fazê-lo “de graça”. Um Pokémon que está Adormecido ou Paralisado não pode Recuar.

Quando o seu Pokémon Ativo vai para o Banco (seja porque ele Recuou para lá, ou porque foi colocado lá de outra maneira), ele mantém as suas cartas de Energia, de Evolução e quaisquer marcadores de dano que ele já tenha. Todas as outras coisas relacionadas a este Pokémon vão embora, como: sono, confusão, paralisia, veneno, ou qualquer outra coisa que possa ser resultante de um ataque que ele tenha sofrido anteriormente. Todas estas condições desaparecem. Mesmo que faça o seu Pokémon recuar, você poderá atacar durante este turno.

Use os Poderes Pokémon (quantos você quiser):
Alguns Pokémons têm Poderes Pokémon especiais que eles podem usar quando estão no campo de batalha. (Lembre-se que Pokémons no Banco também estão “no campo de batalha” e, portanto, podem usar Poderes Pokémon se tiverem algum). Muitos desses poderes podem ser usados antes que você ataque. Cada Poder Pokémon é diferente, por isso leia a descrição atentamente para saber como cada um deles funciona.

Obs.: Um Poder Pokémon não é o mesmo que o ataque de um Pokémon, portanto se você for usar um Poké-Power ou um Poké-Body, você ainda pode atacar!

Ataque com o seu Pokémon Ativo:
Quando você ataca, você coloca marcadores de dano no Pokémon Ativo do seu oponente (também chamado de “Pokémon Defensor”). Esta é a última ação que pode ser feita no seu turno. Você só pode atacar uma vez durante o seu turno (se o seu Pokémon tiver dois ataques, ele só pode usar um deles por turno). Diga o nome do ataque que você vai usar e depois siga o resto das etapas abaixo!

Obs.: A quantidade de Energias exigida para um ataque está escrita à esquerda do nome do ataque.

Verifique se há Energias suficientes ligadas ao seu Pokémon para ele atacar:
Você só poderá atacar se tiver o mínimo necessário de Energias ligadas ao seu Pokémon Ativo. Qualquer um dos tipos de Energia pode contar para a necessidade de Energia Incolor. Para os outros oito tipos, somente Energias do mesmo tipo contam para as necessidades de Energias daquele tipo. Você tem que ter a quantidade necessária de Energias ligadas a um Pokémon para usar o seu ataque, mas você não tem que descartar essas cartas para atacar. As cartas permanecem ligadas ao Pokémon a menos que o ataque diga o contrário!

Verifique a Fraqueza e a Resistência do Pokémon do seu oponente:
Alguns Pokémons têm Fraqueza ou Resistência a Pokémon de alguns outros tipos. Verifique se o Pokémon Defensor tem Fraqueza ou Resistência em relação ao tipo do Pokémon Atacante. O Pokémon Defensor sofre o dobro do dano de um Pokémon ao qual ele tem Fraqueza e sofre 30 pontos de dano a menos de um Pokémon ao qual ele tem Resistência. Quando um Pokémon que estiver no Banco sofrer dano, não aplique Fraqueza nem Resistência.

Coloque marcadores de dano no Pokémon do seu oponente:
Quando você atacar, coloque um marcador de dano no Pokémon Ativo do seu oponente para cada 10 pontos de dano que o ataque do seu Pokémon causar (indicado à direita do nome do ataque). Se um ataque pedir para fazer algo a mais, faça-o também!

O ataque não costuma depender da ordem em que você segue as etapas, mas se depender é assim que você deve proceder: primeiro, pague os custos (descartar cartas de Energia, por exemplo). Em seguida, aplique os efeitos no Pokémon Atacante. Depois, aplique a Fraqueza e a Resistência para o Pokémon Defensor. E por último, aplique quaisquer outros efeitos no Pokémon Defensor.

Verifique se você Nocauteou o Pokémon do seu oponente:
Se o total de danos que um Pokémon sofreu for, em algum momento, igual aos seus Pontos de Saúde (por exemplo, cinco ou mais marcadores de dano num Pokémon com 50 PS), ele é Nocauteado imediatamente.

Pegue um Prêmio (se tiver Nocauteado o Pokémon do seu oponente).
Toda vez que você Nocautear um Pokémon do seu oponente, o seu oponente coloca a carta de Pokémon Básico e todas as outras cartas ligadas a ele (cartas de Evolução, de Energia, etc) na pilha de descartes dele. Depois, você escolhe um dos seus Prêmios (você faz isso mesmo que o seu oponente tenha Nocauteado o próprio Pokémon ou se ele tiver sido Nocauteado entre os turnos!) e coloque na sua mão. Depois disso, o seu oponente deve substituir o Pokémon Ativo dele por um dos Pokémons do Banco. (Se seu oponente não puder fazer isso por estar com o Banco vazio, você vence a batalha!) Se o seu Pokémon Ativo e o Pokémon Ativo do seu oponente forem Nocauteados ao mesmo tempo, o treinador que controla o turno substitui o seu Pokémon por ultimo. O treinador que controla o turno também escolhe o seu Prêmio por ultimo.

O seu turno acaba agora
Algumas vezes há coisas para se fazer após o término do seu turno, mas antes do início do turno do seu oponente. O turno do seu oponente começa depois que você as fizer.

Pronto, agora que você já sabe como funcionam as regras básicas chame um amigo para disputar algumas batalhas com você. Fique ligado, existem lugares que realizam eventos e também uma liga Pokémon como no desenho. Não perca tempo e participe.

 Nas últimas coleções houveram algumas mudanças de regras clique para verUma Visão geral das novas Regras

27 Respostas

  1. eu gostei do pokemom deides que eu assistir

  2. Eu adoro muito os pokemons

  3. LEGAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAALLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLL

  4. Fui campeao municipal, estadual, sudeste, brasileiro e mundial!!!

  5. muito bom,adoro esse jogo,tenho muitas cartas…a historia é a seguinte……..eu tinha ganhado as cartas de um amigo do meu irmão(e meu também)…mas não sabia como jogar!Essas regras me ajudaram muito,brigadão!!

  6. Pessoal…….estou precisando de um campo de batalha igual esse….será que vcs sabem onde tem pra vender?????

  7. Comprei ontem meu primeiro deck de iniciante…Mas ja to viciado nisso…………
    Putz muito foda!!!!!

  8. mi da duzentos cartas

  9. minhas cartas não tem nenhum negocio de letras só tem dizendo nelas “o nome do pokemon, Altura, peso, tipo e evolução ” como faasso pra jogar com essas cartas ?

  10. minhas cartas não tem nenhum negocio de letras só tem dizendo nelas “o nome do pokemon, Altura, peso, tipo e evolução e o atake e defesa” como faasso pra jogar com essas cartas ?

  11. agora eu so ganho dos meus colecas

  12. acho isto muito util

  13. Vão se foder seu retardados de merda jogo de viado do carai bando de fdp joguem jogo de gente normal seu bosta.JOGUEM MAGIC porra
    .ESpero que vcs se fodam.

  14. Sou expert em pokemon tenho 120 cartas pkm raros que eu tenho arceus,darkai,geratinadialga,palkia,raykreziasheimini,regice,mas eu amo todos vlw!!!

  15. Eu posso equipar 2 Ferramentas Pokemon em um só Pokemon???

  16. temo pokemons muito fortes
    como o zekrom ,lugia,reshiram krookodile ….

  17. gente em BH no shoping eapoke vende essas cartas de pokemon ??

  18. No T.C.G Pokémon….

    Gostaria de saber se um pokémon bebe tem que fazer teste para atacar “”Edição: Diamond and Pearl””????

    OBS: na carta não diz nada só diz que ele tem poké-power –> Baby Evolution e o ataque.

    Já os bebes da “”Edição: HS Triumphant”” dizem que se estiver dormindo não levam dano e os mais antigo da “”Edição: Neo Genesis””dizem que tem que fazer teste para atacar já os da “”Edição: Diamond and Pearl”” não dizem nada como ja expliquei.
    obrigado e desde já. aguardo resposta.

  19. valeu pessoal do site ajudou muito agora sei como fazer minha batalha pokemon tcg

  20. Alguem me diz um site para comprar cartas?tenho um deck e até já entrei numa competição, mas quero melhorar meu deck. Por favor me ajudem!

  21. Ok jogar yu-gi-ho é mais facil !!!!!!!!!!

  22. mt obrigdo dxde já. ta excelente na organização e conteudo

  23. eu posso ligar mais energias do que o ataque do pokemon pede, por exemplo colocar 3 energias num pokemon que usa um ataque de 2 energia ???

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